- Categoria: Cultura
- Escrito por: Erick Wolff∞
SESSÃO E DEBATE COM OS REALIZADORES DE PERCEPÇÃO DO MEDO NO MIS (SP) NO DIA 31 DE JANEIRO
Partindo do cinema de gênero, PERCEPÇÃO DO MEDO é um filme que aborda a vida contemporânea nas grandes metrópoles. Escrito e dirigido por Armando Fonseca e Kapel Furman, o longa teve uma sessão gratuita no MIS - Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, no dia 31/10, às 19h, no Auditório principal, seguida de debate com os realizadores. A produção do longa é assinada pela Infravermelho Filmes, e o evento conta com apoio do Museu da Imagem e do Som.
Na conversa com o público, a dupla de realizadores abordou o processo criativo e efeitos especiais na produção do filme e no Gênero Fantástico.
Exibido em Festivais como Janela Internacional, Cine Fantasy e Fantaspoa, no Brasil; BIFFF- Brussels International Fantastic Film Festival- 2016 (Belgica); BIFAN- Bucheon International Fantastic Film Festival- 2016 (Coréia do Sul); no Ventana Sur (Argentina); e SANFIC- Santiago International Film Festival- 2016 (Chile), o longa investiga a percepção subjetiva do indivíduo e a busca pela compreensão de seus terrores internos contemporâneos na metrópole.
Ricardo Gelli (Alemão 2) interpreta Marcus, um homem que leva uma vida diferente daquela que sonhou, vivendo sob pressão constante e sob o peso dos seus fracassos, até que um incidente transforma tudo, tornando-o refém de seu subconsciente, que o faz se confrontar com seu lado mais obscuro.
“A narrativa do gênero fantástico possibilita através da extrapolação da realidade criar um novo universo onde essas questões são postas de forma visual, valendo-se de símbolos e metáforas, como monstros e situações absurdas, para propor ao espectador uma análise e questionamento do que é real ou o que é uma distorção da imaginação do indivíduo ao projetar seus medos subconscientes”, explicam os realizadores.
O site francês Sueurs Froides, especializado em filmes de gênero, destaca que “os efeitos especiais soberbos, e uma grande dose de humor relaxa a atmosfera sombria (?) o espectador não sabe o que esperar, você apenas tem que se deixar levar por essa história estranha, com a atmosfera diabolicamente bem mantida”
Já o BIFFF- Brussels International Fantastic Film Festival escreveu que: “Cheio de imagens impressionantes e trabalho de SFX de alto nível. Alguém pode ligar para Guilhermo del Toro?”
Esta programação é uma apresentação do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do ProAC. O Núcleo de cinema do MIS tem como patrono Goldman Sachs. A B3 e Lenovo são Mantenedoras Ouro do MIS, que tem o Apoio Institucional da Kapitalo na categoria Master, Vivo e Grupo Travelex Confidence na categoria Ouro e Vedacit, TozziniFreire Advogados e Siemens na categoria Prata. O MIS tem apoio de mídia da TV Cultura, JCDecaux, Folha de S.Paulo, Nova Brasil FM e Alpha FM e apoio operacional do hotel Pestana.
Ficha técnica:
Direção e roteiro: Armando Fonseca e Kapel Furman
Produção: Infravermelho Filmes
Elenco: Ricardo Gelli, Greta Antoine, Elder Fraga, Felipe Folgosi, Marcelo Pelúcio e Patrícia Rochael
Direção de fotografia: Andre Sigwalt
Trilha sonora: Mitsumidai/Theta
Pós-produção: Raphael Borghi
Edição e Mixagem de som: Ariel Henrique/Aloizio Lows
Finalização som: Cinecolor